Refletindo...

[...] o terreno virtual é fértil, e possível de transformar e revolucionar a educação. De todas as áreas humanas, e educação é a mais carente de modificações reais e impactantes na evolução do ser humano. (VALENTE, Carlos & MATTAR, João. Second life e web 2.0 na educação: o potencial tecnológico das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007, p. 264.)

sábado, 14 de agosto de 2010

Evolução

Engraçado. Escrevendo aqui, percebo o quanto evolui.

Lembro-me do início da minha vida estudantil. Minha primeira escola, a primeira professora (ah, que saudades da "tia" Sandra!), minha primeira cartilha (um livrinho pequeno, sem cores, nada que chamasse a atenção de uma criança, método utilizado: silabação). Aprendi a ler. Desde então, aos 5 anos de idade, decidi que seria professora.

Aos 14 anos iniciava o Curso Normal, aos 17 tive minha primeira turma, aos 28 iniciei a Faculdade de LETRAS - Port./Ing. (foi quando tive contato pela 1ª vez com um computador) e aos 30 graduei-me em LETRAS - Port./Lit. Hoje pertenço à Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Resolvi colocar estas lembranças, porque hoje estamos inseridos num mundo "virtual", mas durante o  processo educacional pelo qual passei não tive  a máquina como auxílio e estou aqui, nesse ambiente. As tecnologias existentes eram as que talvez hoje, muitos nem as considerem como tais: caderno, quadro de giz, o giz, lápis, caneta, livros. Interessante como as coisas comuns caem no esquecimento e não são reconhecidas como tecnologias. 

Atualmente, definimos os recursos tecnológicos que temos como novas tecnologias, mais especificamente  as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação): computador, laptop, netbook, softwares, máquina fotográfica digital, celular, etc.

A evolução, ao mesmo tempo que nos auxilia, provoca o esquecimento, ou melhor, torna "curriqueiro"  os objetos que estão ao nosso redor. Interessante isso não? 

Observem a imagem acima. Não conseguimos definir se o diploma e o capelo estão saindo ou entrando  no computador. Por que será?

Crescemos num mundo sem as atuais novas tecnologias, mas estamos inseridos e vivemos num mundo tecnológico.

Para que possamos refletir um pouco mais, sugiro que acessem o vídeo Refletindo sobre mudanças. Veja na lateral esquerda que há link para o mesmo.


2 comentários: