Refletindo...

[...] o terreno virtual é fértil, e possível de transformar e revolucionar a educação. De todas as áreas humanas, e educação é a mais carente de modificações reais e impactantes na evolução do ser humano. (VALENTE, Carlos & MATTAR, João. Second life e web 2.0 na educação: o potencial tecnológico das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007, p. 264.)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estruturando o TCC e Revisão de Literatura

Iniciamos a organização de nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Neste abordaremos o tema Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0.

Mas por que este tema?

A educação do século XXI requer inovações pedagógicas, visto que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) foram introduzidas no processo educacional. Não foi, nem é fácil fazer com que estas sejam utilizadas de maneira satisfatória por todos os envolvidos nesse processo. Esse é justamente um dos objetivos deste TCC: diminuir a resistência que alguns profissionais da Educação apresentam em relação ao uso das NTICs no ambiente escolar. Para isso partiremos da seguinte pergunta:

Como a Web 2.0 tem sido explorada no ambiente escolar, considerando todas ou quase todas as possibilidades de uso educacional e como podemos contagiar àqueles que ainda resistem à implantação das NTICs?

Nossa linha de trabalho será em cima do que se tem escrito a respeito do tema, para a partir daí montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido em sala de aula e/ou na escola como um todo.

A literatura aqui indicada servirá de auxílio para a produção do TCC, cujo tema é Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0, mas nada impede que no decorrer do trabalho, outras fontes sejam consultadas. É claro que se isso acontecer, as mesmas serão citadas nas referências bibliográficas do respectivo trabalho.


·       A contribuição da web 2.0 nos sistemas de educação online

·       Blog como recurso educacional na web 2.0

·       VALENTE, Carlos & MATTAR, João. Second life e web 2.0 na educação: o potencial tecnológico das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007

·       Comunidades de prática e ferramentas web 2.0: uma experiência em um curso de especialização em Matemática

·       Discursos sobre a Web 2.0 e a educaçâo: uma análise semiótica

·       Ferramentas da web 2.0 para professores

·       Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração

·       Lição de casa com a web 2.0

·       O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola

·       O Google Sites no processo de ensino e aprendizagem: uma experiência no ensino superior

·       Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas

·       Um bom gestor muda a escola

·       Web 2.0 - Erros e acertos – um guia prático para seu projeto

·       13º Congresso Internacional de Educação à Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário